RESULTADOS


CONHEÇA OS NOSSOS CASES DE SUCESSO!


Atuamos na Decorally, empresa, indústria e comércio varejista de Rochas Ornamentais (granito, mármore e pedras naturais), na cidade de Lauro de Freitas-Ba.

Elevar os níveis de
vendas da empresa.

Utilizamos o
metodo RECALL

DIAGNÓSTICO

Após análise de seu diagnóstico, fizemos uma linha do tempo com os faturamentos mensais dos últimos 3 anos e analisamos o desempenho de vendas da empresa, bem como criamos um fluxograma do seu processo produtivo , desde o recebimento da matéria- prima até o produto acabado, montado na casa do cliente. Percebemos também que os vendedores precisavam de requalificação em técnicas de vendas, e que alguns não iriam se adequar às mudanças.

Analisamos o processo e a dinâmica de vendas, bem como entrevistamos alguns clientes e acompanhamos o profissional medidor e alguns assentamentos de bancadas, pias, rodapés, e pisos nas casas dos clientes.

Fotografamos o showroom para registrar o “antes”, já que o mesmo iria sofrer modificações em seu layout.

Entrevistamos o pessoal da produção sobre retrabalhos, desperdícios, devoluções, condições de trabalho, comissões e sua relação com os vendedores.

ESTRATÉGIAS

Dispensamos 1 vendedor, convertemos um outro em medidor e fizemos um processo seletivo para mais 3 vendedores, ficando com apenas 2, de um total de 25 pessoas recrutadas.

Formatamos um treinamento em Qualidade no Atendimento e Técnicas de Vendas especificamente para o segmento de rochas ornamentais, compostos por geometria plana voltada par medição de área, matemática básica com ênfase em cálculos decimais, leitura básica de uma planta baixa, produção de croquis e conhecimento técnico sobre cada produto, sobretudo quanto a sua composição e melhor aplicação.

Fizemos modificações no layout do showroom a fim de torná-lo mais atrativo e indutivo. Redefinimos o processo de comissionamento de vendedores por faixas de resultados e implementamos a comissão diferenciada também para o pessoal da produção.

Tentamos algumas parcerias com arquitetos e decoradores de ambientes, mas sem sucesso.

RESULTADOS

Bem, processo reajustado, equipe treinada e motivada, layout modificado, mapeamento de áreas com clientes potenciais... partimos para o ataque. O quadro abaixo representa o desempenho de vendas em 12 meses, sendo que o ANTES se refere à média do histórico de vendas neste período, e o DEPOIS, os resultados alcançados pela metodologia RECALL.



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funciona na sua empresa?

CONTRATE AGORA!

No ano de 2018/2019 estamos atuando em uma empresa de Comércio e Serviço no segmento Médico-Hospitalar, na cidade de Lauro de Freitas-Ba. Ela representa algumas marcas, vende produtos e equipamentos, bem como possui dois laboratórios, nos quais presta manutenção para determinados aparelhos de imagem, através de sua competente equipe técnica.

Redução de Custos

Utilizamos a metodologia
Programa Mais Eficiênte

DIAGNÓSTICO

Após dois meses de intenso levantamento do fluxo financeiro da empresa, e após ter analisado o contas a pagar e a receber, financiamentos adquiridos, investimentos realizados, lucros operacionais, custos variáveis, custos fixos, ponto de equilíbrio, margem de contribuição, preço de vendas de produtos e serviços, e lucro operacional, descobrimos que a empresa possuía um crédito financeiro junto a dois bancos privados no valor total de R$ 225.000,00 por mês, com taxa média de 10% ao mês, o qual já tinha sido incorporado ao fluxo de caixa da empresa como se fosse receita de vendas. Desta forma, a empresa pagava cerca de R$ 270.000,00 ao ano, SÓ DE JUROS, e continuava devendo os R$ 225.000,00 financiados. Uma maravilha para o banco, mas um péssimo negócio para a empresa. Os valores das parcelas mensais eram em torno de R% 25.500,00. Esse fator fazia com que a empresa apresentasse um resultado operacional falso, positivo, enquanto que na realidade era negativo na maioria dos meses.

ESTRATÉGIAS

Neste case a solução foi buscar um financiamento para Capital de Giro junto a um banco público, com juros de 0,45% ao mês. Sim! 0,45%, e ainda com 1 ano de carência para começar a pagar o principal em 72 parcelas.

Com esse recurso recuperamos R$ 100.000,00 que havia sido exigido pelo banco como garantia do financiamento; quitamos os financiamentos nos bancos privados eliminando de imediato aqueles juros abusivos; criamos um Capital de Giro de R$ 100.000,00; pagamos todos os impostos atrasados liberando as Certidões Negativas para poder participar de licitações e emitir NF para clientes do setor público (Hospitais, Policlínicas etc.); reduzimos drasticamente os Custos Operacionais em mais de 40%...

Com este recurso disponível na conta corrente, quitamos os financiamentos em bancos privados, criamos um Capital de Giro de R$ 100.000,00, reduzimos drasticamente os custos fixos em 40,30% (juntamente com outras ações), que teve um impacto decisivo na formação dos preços dos produtos e serviços, bem como na Margem de Contribuição e no Ponto de Equilíbrio Financeiro da empresa e o valor restante serviu para a criação de um fundo de reserva para investimentos, e outra parte para quitação de algumas dívidas pessoais dos sócios.

RESULTADOS

O valor das parcelas despencaram de R$ 22.500,00 para R$ 6.500,00, em média, criamos um Fundo de Investimentos para ampliação da representação em novos equipamentos e produtos e ainda foi possível quitar algumas dívidas pessoais dos sócios. Todas estas medidas fizeram com que a empresa saísse imediatamente do Resultado Operacional Negativo e passasse a operar com Lucro.



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CONTRATE AGORA!

Em 2014 realizamos um trabalho de consultoria RECALL para uma empresa atuante no segmento da construção civil, na cidade de Camaçari-Ba, com canteiro de obras montado em uma grande indústria da região, há mais de 10 anos. Seu faturamento bruto era de R$ 1.200.000 ao mês, e “dava lucro”, segundo os sócios, que se orgulhavam em possuir cerca de R$ 1.000.000,00 disponível na conta bancária. Fomos chamados para criar um Planejamento Estratégico, mas o que encontramos foi uma realidade bastante diferente.

Redução de Custos e
Aumento de Receita

Utilizamos o
metodo RECALL

DIAGNÓSTICO

Depois de levantados diversos dados, percebemos que empresa possuía 72 funcionários, dos quais, 62 no canteiro e 10 no administrativo; também possuía uma dívida de R$ 3.324.000,00 referentes a parcelamento de impostos atrasados, refinanciados em 60 parcelas de R$ 54.000,00, dos quais já havia pago R$ 840.000,00, restando portanto R$ 2.400.000,00 a serem quitados. A empresa também possuía problemas com atrasos nos prazos de entrega das obras, em cerca de 18 frentes de trabalhos, o que acarretava mais custos por um lado e menos receita do outro, em contraponto com seus gastos mensais. Abrindo um parênteses, uma empresa de construção civil recebe seus pagamentos a partir do avanço das obras, avaliados através de um processo de medição. Assim, se para a construção de um galpão são necessários terraplanagem, cavar buracos, preparar ferragens e molduras, contratar a empresa que produz concreto, encher os buracos etc., digamos que em uma das 18 frentes de trabalho, a fase de terraplanagem prevista no projeto para ser concluída em 30 dias, ao preço de R$ 100.000,00, só foi concluído 75% neste período. Então, os técnicos da empresa contratante medem este avanço e informam ao seu contas a pagar que, 30 dias depois (ou mais), depositará R$ 75.000,00 na conta da contratada. Por outro lado, o financeiro da contratada possui obrigações que somam R$ 95.000,00 neste mesmo período. Assim é criado o caos que se alastra por toda a empresa.

Pra finalizar, porque a história é longa, a empresa em questão possuía alguns investimentos em imóveis e não havia financiamentos bancários relevantes a pagar.

Daí focamos a metodologia RECALL em dois pontos:
1. Como reduzir os custos com impostos atrasados.
2. Aumentar a arrecadação mensal.

ESTRATÉGIAS

1. No mês de agosto daquele ano, por sorte, havia um REFIS (Refinanciamento Fiscal) instituído pela então presidente da república Dilma Roussef, que ampliava o prazo de pagamento de 60 para 180 meses, com perdão de juros e multas. Então não perdemos tempo e organizar a empresa para aderir.

2. Para aumentar a arrecadação financeira deu bem mais trabalho, pois o jeito era fazer com que a empresa cumprisse os prazos de entregas previstos nos projetos e acordos com o tomador dos serviços, no caso, a indústria de grande porte para a qual trabalhava, que também possuía suas metas e resultados a apresentar à sua diretoria. Nesta situação, passamos 30 dias no campo, no canteiro de obras, para ver as frentes de trabalhos e como os operários se organizavam para atendê-los: um caos total. Houve de quase tudo, como “engenheiro” das obras que não possuía CREA; atrasos de mais de 2 horas diárias para começar os trabalhos; horas extras e folgas sem controles e definidas pelo funcionário de operação; premiação por conclusão de fases já com prazos estourados; falta de plano de trabalho; transgressões às regras de segurança da contratada às escondidas e mais trocentas outras não conformidades.

Fizemos um grande organograma e um funcionograma a fim de perceber os detalhes das funções de cada operário, dentro do departamento e setor; contratamos um engenheiro civil especializado, com mais de dez anos de experiência em canteiros na indústria, para nos prestar assessoria; e, apresentamos o relatório situacional. Resumindo, sua estratégia foi cortar 22 postos de trabalho e contratar dois engenheiros, sendo um responsável pela gestão das obras e o outro pelas operações de campo, bem como redistribuição de atividades, implantação de algumas normas mais rígidas, utilização de metodologias como gestão do Caminho Crítico, etc.

Imediatamente fizemos os cálculos desse impacto no fluxo de caixa da empresa. Só de pagamento das rescisões eram necessários R$ 284.000,00, que seriam sustentados por um financiamento junto a um banco privado que lhe atendia, com a oferta de um terreno no valor estimado pelo próprio banco em R$ 350.000,00 (pois não havia tempo para a burocracia dos bancos públicos, já que o REFIS finalizaria dali a 20 dias, mais ou menos). Daí, criamos uma grande planilha em Excel e fizemos um DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) projetado, demonstrando como ficariam as contas e, sobretudo, o resultado do Lucro Operacional a partir daquele ponto, que sairia do negativo e passaria imediatamente para R$ 130.500,00 ao mês, exatamente no mês seguinte.

RESULTADOS

1. Ao aderirmos ao novo REFIS e imediatamente foram perdoados R$ 220.000,00 de juros e multas. As parcelas caíram de R$ 54.000,00 para R$ 13.333,00, proporcionando um grande fôlego para a empresa e um grande amortecedor dos impactos referentes aos custos operacionais.

2. Infelizmente o Diretor da empresa não teve a coragem de realizar as demissões porque a maior parte dos indivíduos da lista eram seus amigos de muitos anos e parentes de sua esposa. Em 2017 a empresa faliu e hoje possui apenas 5 funcionários.



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