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SEBRAE

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Atuando no Sebrae desde 2003, a VIAMETA CONSULTORIA já atendeu milhares de empresas, através de diversos projetos, havendo como destaque o PROGRAMA NEGÓCIO A NEGÓCIO, trazido da unidade de Brasília por mim, em 2010, e implantado em toda a Bahia, quando treinei todos os seus consultores, bem como centenas de agentes de campo para abordagens diretas a empresas.

Até o ano de 2017, quando deixei de atuar nesta instituição, a mesma já havia atendido mais de 200 mil empresas no Estado, nas quais, tive participação direta ou indiretamente, fazendo com que eu conheça bem a realidade das micro e pequenas empresas de quase todos os segmentos, envolvendo comércio, serviço e indústria.

CASE DE SUCESSO

Um dos milhares de cases de sucesso que participamos foi o do mercadinho 24h, em Camaçari-Ba. Sua maior demanda era o aumento nas vendas, posto que esta era a maior queixa da proprietária e, depois de um breve diagnóstico geral e análise do seu fluxo de caixa, foram encontrados três variáveis principais com baixa produtividade em vendas:

  1. A baixa venda de cervejas e refrigerantes;
  2. A baixa venda de produtos como manteigas, leites e frios;
  3. Cerca de R$ 40.000,00 engessados em produtos sem ou com baixíssimo giro.

Solução:

  1. Percebemos que os freezers verticais ficavam no fundo do estabelecimento, sem chamar a atenção dos passantes. Geralmente, deixa-se para colocar neste lugar os produtos de necessidades básicas como feijão, arroz, farinha, carne etc., enquanto que outros, embora não essenciais mais de alto giro, como as bebidas gaseificadas, são colocadas à frente, porque trata-se, no caso de mercadinhos de bairro, de produtos para demandas rápidas e para serem levados pelo demandante. Assim, trouxemos os freezer para um local na entrada do mercadinho, com o cuidado de não criar barreiras à livre circulação dos clientes, mas bem visível aos passantes. Estes itens tiveram um aumento de 90% nas vendas em 48 dias.

 

  1. Para esta solução, convencemos a proprietária a investir em um balaio de pães, comprado numa padaria a quatro ruas dali, para expor na frente e atrair as donas de casas, que geralmente ficam com esta função, muitas vezes enviando os filhos para executá-las, mas as decisões são delas. A partir daí, este público foi percebendo que poderia comprar pães muito mais perto, pelo mesmo preço, comodidade e qualidade. Contudo, não havia lucro com os pães para o negócio. Eles foram implantados como uma estratégia de marketing (vendidos pelo mesmo preço que foram comprados), pois, através deles, foram vendidos por impulso outros intens como: café, manteiga, leite, biscoito, beiju, açucar e outros dessa linha, provocando um aumento de 78% nas vendas conjuntas desses itens.

 

  1. Realizamos um inventário e selecionamos os itens não estratégicos com giro acima de 30 dias. Criamos uma ilha promocional no meio do estabelecimento com uma placa grande e chamativa exibindo os preços bem abaixo do mercado. A estratégia por traz disso era transformar aqueles produtos em dinheiro novamente, capitalizando a empresa, para que fosse investido em outros produtos com maior propensão de giro rápido. Foram arrecadados mais de R$40.000,00 em 15 dias e investidos na aquisição de outras mercadorias, as quais foram vendidas com um mark up médio de 1.9, o que gerou uma receita bruta de R$ 76.000,00 em 34 dias.

 

Isso é o que a consultoria da VIAMETA faz para os seus clientes: RESULTADO.

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