Blog

Abertura de novas empresas duplica em plena pandemia

13 de set. de 2020
Compartilhar em:
Capa Abertura de novas empresas duplica em plena pandemia

Por Antonio Dias, a partir da revista eletrônica Exame.com.                                                                                                       

Por mais incrível que possa parecer, houve um aumento exponencial na abertura de empresas no país no primeiro semestre de 2021, mesmo com o advento da pandemia e seu impacto nas indústrias, nos comércios e nos serviços. Não se vê um fenômeno como este há pelo menos seis anos, conforme um levantamento realizado pelo Sebrae, com base nos dados da Receita Federal, ao identificar que foram criados 2,1 milhões de novos negócios. Este número representa pelo menos 35% em relação ao registrado em 2020 e praticamente o dobro, se comparado ao ano de 2015.

"Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o crescimento do número de empresas nesse primeiro semestre confirma que o empreendedorismo tem sido visto como uma alternativa de renda, tanto para brasileiros que perderam os empregos quanto para quem, apesar das situações adversas, resolveu tirar do papel o sonho de empreender. “O Sebrae tem trabalhado cada vez mais para dar visibilidade e apoiar milhões de brasileiros que estão buscando criar seus próprios negócios, pois sabemos que a saída para a retomada da economia e da geração de empregos passa – necessariamente - pelas micro e pequenas empresas e pelos microempreendedores individuais”, comenta". Exame.com.

O número de novas microempresas passou de 267,1 mil para 390 mil novos empreendimetos. "Já entre os microempreendedores individuais, que correspondem a 68% dos 18,4 milhões de pequenos negócios brasileiros, o aumento foi de aproximadamente 34%, passando de 1,2 milhão para 1,6 milhão de negócios formalizados no período referido. Entre as empresas de pequeno porte houve um aumento de cerca de 46%. No primeiro semestre de 2020 haviam sido abertas 267 mil e no primeiro semestre desse ano foram 390 mil". Exame.com.

Isso significa uma grande oportunidade para os profissionais liberais e empresas de Consultorias Empresariais atuantes neste segmento (ME/EPP), aquecendo o mercado e contribuindo para a geração de nosvos empregos e para a própria saúde da economia brasileira, ja que, segundo o próprio Sebrae, cerca de 27% da micro e pequenas empresa fecham as portas antes de completarem um ano de abertas.

Você quer conhecer um pouco mais sobre as oportunidades de mercado na área de Consultoria Empresarial? Então explore mais o site da VIAMETA CONSULTORIA, pois, trata-se de uma empresa com 20 anos de atuação no mercado nacional e, portanto, especializada neste assunto.