Resultados

O MAGO DOS METAIS

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O MAGO DOS METAIS é um artista baiano, cujo ateliê fica localizado no bairro do Candeal, Salvado-Ba., o qual possui como clientes algumas celebridades como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown.

Seu segmento de mercado está voltado para a criação de jóias em ouro, prata, cobre, latão e outros metais, com foco no público-alvo praticante ou simpatizante das religiões de matrizes aficanas, a exemplo de escapulários, idès, braceletes, alianças personalizadas, peças com a simbologia dos orixás, amuletos, etc.

CASE

Em 2021 fui convidado por Luiz França, O MAGO DOS METAIS, para reestruturar sua empresa, sobretudo os seus departamentos de vendas, estoques, marketing, pessoal e produção.


Dentre os resultados promovidos, o na área de vendas foi o mais expressivo e palpável, pois, aumentamos o seu faturamento em mais de 100% em apenas 30 dias de campanha interna.


O primeiro passo, já conhecedor dos produtos e formas de vendas da empresa, foi prestar um treinamento para a equipe, composta por três pessoas, sendo uma voltada para as vendas presenciais, no ateliê; outra para as vendas através do instagram; e, por fim, mais uma através do What's App Business.


O segundo passo foi  criação de metas de vendas. Minha metodologia não as definem, de fato, mas funciono como um facilitador para que os próprios funcioários envolvidos a definam, pois, desta forma, cria-se maior responsabilidade sobre os resultados (que eles mesmo projetaram) e maior engajamento.


O terceiro passo Foi a criação de um "Quadro de Diário de Vendas". Esse quadro, impresso em papel no tamanho A0, foi fixado em uma das paredes da área administrativa do ateliê (fora da vista dos clientes). Ele foi composto por 31 colunas representando todos os dias de um mês, (na linha da abcissa) e com uma escala de resultados financeiros (R$) diários do lado esquerdo (na linha das ordenadas), sendo que, diariamente, as funcionárias de vendas tinham que hachurar os resulados do dia, manualmente, em cada coluna. Desta maneira, os funcionários são envolvidos com experiências primárias, mas marcantes, diferentemente se fosse apenas um lançamento digital com fórmulas de cálculos automáticas. 

Bem! Nós estamos falando de Consultoria Empresarial e, sendo assim, eu não estaria lá no dia a dia, haja vista que o trabalho de um Consultor é estratégico e não operacional, aliás, é por isso mesmo que os empresários necessitam deste tipo de serviço, exatamente para lhe proporcionar, de forma técnica, o que lhes faltam na gestão de suas empresas, mesmo porque, geralmente estão por demais envolvios com as operações.


O quarto passo, então, foi a realização do que eu chamo de DDV, ou seja: Diálogo Diário de Vendas, só que na modalidade remota e ao vivo, durante 15 minutos antes de começar o expediente, por 31 dias. O objetivo desta estratégia é "não deixar a peteca cair", digo, manter o nível de motivação e enegia da equipe em alcançar a meta estabelecida. 


RESUTADO
Aconteceram algumas resistência no início, já que houve mudança na rotina das vendedora, mas, após a primeira semana, elas absorveram a ideia e se adapram ao novo "modus operandi" estabelecido pela VIAMETA, e o resultado foi mais de 100% no aumento das vendas no mês de julho de 2021, comparado com os resultados históricos da empresa para o mesmo mês.
Você quer resultados consistentes como este? Então já sabe o que fazer, não é?
Estamos à disposição.

 

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funciona na sua empresa?

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