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FUNDAÇÃO NORBERTO ODEBRECHT

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CASE DE SUCESSO

No ano de 2021, desenvolvemos o Programa de Expansão da Fundação Norberto Odenrecht, o que implicou na construção de quatro projetos.

  1. Captação de Recursos
  2. Expansão Bahia
  3. Combos
  4. Parceria com o Programa Mediotec em parceria com o governo da Bahia.

Fundação Norberto Odebrecht, que já atua no Baixo Sul da Bahia há 19 anos, nas cidades de Presidente Tancredo Neves, Igrapiúna e Nilo Peçanha, decidiu expandir sua atuação, inicialmente pelo território  da Bahia, bem  como decidiu captar recursos próprios para seu autosustento, hoje mantida pelo Grupo NOVONOR.

O seu grande produto sócioambiental, o PDCIS (Programa de Desenvolvimento e Crescimento com Sustentabilidade), é voltado especificamente para a família do campo e dividido em seis frentes de atuação:

  1. Educação
  2. Desenvolvimento Econômico
  3. Conservação Ambiental
  4. Inovação Tecnológia
  5. Coesão e Mobilização
  6. Cidadania e Governança 

Esta demanda implicou no esforço de cinco consultores e seis meses de trabalho, sendo dividido em 4 Etapas:

ETAPA 1 - ANÁLISE DO PROJETO

Nossa equipe se debruçou sobre cada fase do PDCIS a fim de entender sua essência que, junto a dados de outras fases desta proposta, ajudaram a definir melhor os públicos-alvos potenciais, a magnitude do projeto, sua proposta de valor e resultados históricos. Também visitamos as unidades nas Casas Familiares do Baixo Sul, onde são executadas as frentes voltadas para a educação, bem como a OCT (Organização para a Conservação da Terra) que fica na Serra do Papuã, na cidade de Igrapiúna).

Com base nestes dados, propusemos um novo Modelo de Negócio bem como nova Misão e Visão para esta Fundação

ETAPA 2 - LEVANTAMENTOS INFORMACIONAIS

Fizemos um levantamento qualitativo jundo a diretores de algumas das empresas que compõem o Grupo Novonor, a exemplo da Braskem (maior produtora de resinas termoplásticas das américas e líder em biopolímeros) e Ocyan (produtora de óleo e gás, através das operações de perfuração offshore, produção offshore, construção submarina e manutenção e serviços offshore).

Assim, definimos qual o tipo de planejamento deveria ser construído nas Etapas 3 e 4, para tornar o negócio PDCIS viável e exequível, do ponto de vista comercial.

ETAPA 3 - O PLANO DE MARKETING

PRODUTOS - Optamos pelo modelo de plano de marketing a partir dos 4Ps, o que nos possibilitou definir melhor o produto PDCIS, que, ao extratificarmos, culminou na ciação dos COMBOS de PDCIS. Além disso, criamos quatro serviços precedentes à execução de um COMBO, a serem remunerados pelos demandates. foram eles:

  1. Diagnóstico situacional, ou seja, o levantamento das condições socioambientais da região onde o COMBO será aplicado, levando em consideração os apectos, ambientais, sociais e de governança local (ESG);
  2. Concepção do projeto de forma personalizada para atender especificamente à demanda solicitada, fazendo com que o custo de implantação do PDCIS caísse muito, no formato COMBO, tornando-o mais viável financeiramente e exequível;
  3. Treinamento da equipe técnica de implantação, quanto a TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht), que tem como base uma filosofia baseada na educação e no trabalho, de fundamental importância para se manter os valores sociais transversais ao programa PDCIS, bem como elentos técnicos concernentes;
  4. Acompanhamento do projeto em execução, com auditorias relâmpagos, a fim de garantir a manutenção da TEO e do projeto proposto

PREÇO - Esta foi uma das partes mais difíceis, já que não se trata de um produto commodity, mas sim de diferenciação com alto valor agregado. Portanto, extratificamos o produto total, o PDCIS, junto às suas seis frente e 28 práticas (acesse:https://www.fundacaonorbertoodebrecht.com/programa-social/index.html), e, junto ao Plano de Produto acima, sobretudo no item 2, definimos que o mesmo será personalizado de acordo com as necessidades identificadas pelo demandante. Contudo, para os serviços já elencados acima, definimos o valor H/H (homem Hora) de cada funcionário, acrescentamos os custos com encargos trabalhistas, levantamos os custos com impostos e definimos as despesas operacionais da Fundação a partir de seu Demonstrativo de Resultados do Exercício Anterior, no caso, 2020. Daí, construímos uma planilha em Excel e criamos uma fómula, a fim de facilitar e automatizar a criação de preços para qualquer que seja o projeto COMBO a ser concebido.

PONTOS (OU DISTRIBUIÇÃO)

A distribuição de um produto diz respeito a onde ele será exibido, disponibilizado e entregue. Contudo, aqui há de se contextualizar o produto COMBO, pois, diferentemente de outros, ele não estará exposto em nenhuma prateleira ou vitrine, para apreciação de passantes, pois, trata-se de um produto social, na realidade, um serviço socioambiental a ser aplicado nos meios rurais.


Partindo dessa premissa, os COMBOS, que são tecnologias próprias da FNO, serão aplicados onde forem demandados, seja numa região da Bahia, em um ou mais estados do Brasil ou mesmo em outros países.
Contudo, a grande questão é: em que local os potenciais demandan poderão ter acesso a informações sobre eles?

Neste caso, estipulamos três estratégias/locais:

- A primeira é a própria sede da Fundação Norberto Odebrecht, através de seus telefones e redes sociais.

- A segunda foi a criação de redes socisis e site específios, alimentados com todas a informações, mas de forma que o potencial demandante entre em contato com a sede, onde estarão preparados para vender o produto.

- A terceira forma, também virtual, sugerimos a criação de um aplicativo, sobretudo pela facilidade de acesso e interatividade com a sede.

PROMOÇÃO (OU COMUNICAÇÃO)

Neste, criamos diversas ações de comunicação de mercado, tanto com estratégias de tradicional, qualto digital, considerando, para cada uma, as seguintes variáveis:

Público-Alvo; Estratégia; Objetivo; Mensagem; Mídia, Veículo, Start das campanhas; Status; Indicadores de Sucesso; e o Ciclo PDCA, exatamente para corrigir as ações que, por algum motivo, não consigam alcançar as metas definidas.

ANÁLISE DE CENÁRIO

Além disso, fizemos auma Análise de Cenários, tendo como destaques:

a. O cenário Político atual

b. O cenário Econômico

c. O cenário Sóciocultural

d. O cenário Ambiental

e. O cenário Tecnológico

f. E o cenário de Mobilidade Humana Rural

MATRIZ S.W.O.T.

A partir destas informações, construímos uma grande Matriz S.W.O.T., a partir da qual, cruzamos as informações, o que nos possibilitou o estabelecenos quatro tipos de estratégias:

  1. Estratégias Ofensivas          (Pontos Fortes X Oportunidades)
  2. Estratégias de Confronto     (Pontos Fortes X Ameaças)
  3. Estratégias de Reforço        (Pontos Fracos X Oportunidades)
  4. Estratégias de Defesa          (Pontos Fracos X Ameaças)

PLANO DE AÇÃO

Daí, o passo seguinte foi criarmos Planos de Ações, para os quais, utilizamos o modelo 5W2H (O quê? Por quê? Como? Quando? Onde? Quem? e Quanto Custa?

ETAPA 4 - PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O Planejamento Financeiro constitui-se na forma como uma empresa, privada ou não, irá gastar (investimentos, custos e despesas), cobrar por seus produtos e serviços, e lucrar, ou, como se determina na nomenclatura para instituições do terceiro setor, auferir sobras.

Do ponto de vista do planejamento, este Programa tratou de seis principais aspectos:

  1. A formação dos preços dos COMBOS;
  2. Os Impostos;
  3. A know how da Fundação nestes 18 anos de aplicação exitosa;
  4. A formação dos preços dos serviços;
  5. As despesas operacionais administrativas; e,
  6. As sobras, que representam os lucros, no terceiro setor.

Finalizamos com a construção de um Fluxo de Caixa projetado para o ano de 2022, (orçado e realizado), a partir de uma receita bruta gerada pelos serviços (fora o custo de implantação dos COMBOS, que são à parte), na ordem de R$1.000.000,00, sendo esta uma projeção dentro de um cenário pessimista.

 

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